Boa notícia para a indústria automobilística brasileira e também para a eletromobilidade. A fabricante chinesa BYD comprou uma antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) e vai investir cerca de R$ 3 bilhões para a construção de três unidades no local. Elas serão responsáveis por produzir automóveis, caminhões e ônibus, todos eletrificados, e processar células de lítio e ferro fosfato.
Numa primeira fase, a capacidade de produção está estimada em 150 mil unidades ao ano, podendo chegar a 300 mil em pouco tempo. Parte dessa produção deve ser exportada para outros países da América Latina e até para a Europa. As três fábricas devem ser inauguradas juntas no segundo semestre de 2024 e gerar cerca de 5 mil empregos diretos.
O primeiro modelo BYD nacional deve ser o SUV híbrido Song Plus. Atualmente, o veículo é importado da China e custa R$ 270 mil por aqui. Outro forte candidato para ser nacionalizado é o hatch compacto Dolphin (imagem), que acaba de ser lançado no mercado nacional por menos de R$ 150 mil e teve uma boa performance nas vendas.
A BYD chegou em 2015 no Brasil, quando inaugurou em Campinas (SP) sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos. Apesar do pouco tempo, a estrutura da montadora está se consolidando rapidamente no nosso país. Já foram inauguradas 24 concessionárias e a previsão é terminar o ano de 2023 com 100 endereços em todo o território nacional.
Outra boa notícia é que o governo da Bahia anunciou que todos os carros elétricos vendidos no estado com preço inferior a R$ 300 mil serão isentos do pagamento do IPVA. Além disso, o governo baiano também declarou que a frota de carros municipais e do estado serão substituídas gradativamente por modelos elétricos.
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