Você sabia que no dia 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista? Essa data é uma oportunidade para destacar a responsabilidade desses condutores no trânsito. Caminhoneiros, motoristas de ônibus, táxis, aplicativos e transporte público são exemplos de conduta segura, especialmente para passageiros e usuários vulneráveis das vias.
Por terem uma responsabilidade redobrada no deslocamento, é muito importante que esses profissionais estejam alertas para sinais de fadiga e sono, interrompendo viagens quando necessário para garantir a própria segurança e a dos demais. Caminhoneiros, por exemplo, devem buscar locais seguros para descanso, alimentação e hidratação ao perceberem qualquer sintoma de cansaço.
Dados da última Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros de 2019 mostram que apenas 42% procuram atendimento médico preventivo, evidenciando a necessidade de cuidados regulares para problemas como pressão alta, visão, dores de cabeça e coluna.
A realização periódica de exames toxicológicos é agora obrigatória para motoristas profissionais, embora apenas 22% cumpram essa exigência anualmente, apontando para a importância de medidas preventivas na segurança viária.
Motoristas de ônibus, táxis, aplicativos e transporte público também têm um papel decisivo na segurança, conduzindo os veículos de maneira responsável e assegurando que seus passageiros façam o uso correto do cinto de segurança.
O cuidado no trânsito é uma responsabilidade coletiva. Manter atenção ao redor e proteger pedestres, ciclistas e motociclistas são passos fundamentais para promover um tráfego mais seguro. Por isso, a Estapar integra o programa de responsabilidade social Laço Amarelo, dedicado à segurança viária e sempre incentivando uma conduta responsável.