Criada em 1967 e hoje considerada a maior feira de tecnologia do mundo, a edição deste ano da Consumer Electronics Show (CES) reuniu no início de janeiro, em Las Vegas (EUA), pré-lançamentos do mercado automotivo e projetos inovadores que serão tendência na área de mobilidade ainda nesta década.
Segundo os organizadores do evento, 275 companhias de mobilidade urbana e transportes ocuparam cerca de 20% do centro de exposições - quase um quarto do espaço. E não é novidade que, buscando um mundo mais sustentável, as empresas estão focadas de vez em energia limpa e eletromobilidade.
No quesito inovação, a Peugeot apresentou a nova geração do sistema i-Cockpit, um volante retangular chamado de Hypersquare inspirado em videogames. Ele substitui a convencional direção por um sistema steer-by-wire. É como se o condutor guiasse o veículo por meio de uma tela, sem botões físicos. A previsão é que a novidade chegue aos carros da montadora francesa a partir de 2026.
Já a BMW levou à feira o sedã elétrico i Vision Dee, que se destaca pela tecnologia E-Ink, que permite mudar o visual do carro em até 32 cores. De acordo com a montadora alemã, essa personalização cria um vínculo mais forte entre as pessoas e seus carros. O modelo será a base para a próxima geração de veículos da BMW, que chega ao mercado em 2025.
Enquanto isso, a Sony e a Honda mostraram seu primeiro lançamento em conjunto, que deve estar à disposição dos compradores em 2026. Os visitantes puderam conhecer o protótipo do modelo, que se destaca por seus recursos de condução autônoma nível 3. Um dos diferenciais é que a plataforma de serviços do veículo terá integração com a última geração do PlayStation.
A CES 2023 também contou com novidades na área de carregamento de elétricos, mercado onde atuamos no Brasil junto com a Zletric. A Mercedes-Benz anunciou que terá sua própria rede de recarga, com investimento de US$ 1 bilhão nos territórios norte-americano, chinês e europeu. A expectativa é de que a rede esteja completa até 2027.
Já a startup eLeap Power apresentou uma tecnologia que reduz o tempo de carregamento dos EVs e elimina os carregadores a bordo. A empresa fabrica um inversor integrado que usa os enrolamentos e o magnetismo dos motores para fazer a conversão de energia. Segundo a empresa, com a nova tecnologia até seis toneladas de emissões de carbono podem ser eliminadas por ano.
De olho na segurança, a Samsung mostrou um protótipo de veículo chamado Read Care que utiliza câmeras e sensores para identificar as condições emocionais e físicas do condutor. A cada distração cognitiva, como demonstração de sonolência, o sistema ajuda o motorista a recuperar a atenção, como intensificar a luz interna do carro ou até mudar a temperatura do ar-condicionado.
Mas o grande impacto entre o público presente na feira foi a apresentação de um legítimo carro voador elétrico que pode ser usado tanto em terra quanto no ar. A Aska Fly, empresa californiana, revelou detalhes do ASKA A5, equipado com seis rotores elétricos e projetado para levar até quatro ocupantes. A certificação junto ao FAA, órgão que regula a aviação nos EUA, está em processo avançado.
O modelo pode voar por até 400 km com uma única carga e atinge 241 km/h. No solo, a velocidade máxima é de 112 km/h. Para carregar a bateria, qualquer estação de recarga de carros elétricos pode ser utilizada. A capacidade da bateria, porém, não foi revelada pela empresa. A Aska aproveitou a CES 2023 para iniciar a pré-venda e o lançamento está programado para 2026.
E aí, curtiram as novidades?