Dos primeiros passos do início das operações da Estapar em Curitiba, na década de 80, até os dias de hoje, se passaram 37 anos.
A rede foi responsável por trazer em primeira mão ao Brasil serviços com diferenciais tecnológicos, como equipamentos automatizados para a operação de estacionamentos. No segmento de estacionamento rotativo em vias públicas, mais conhecido como Zona Azul Digital, a Estapar é concessionária em 19 cidades, administrando mais de 22.500 vagas e 1.100 parquímetros eletrônicos. A empresa foi mais uma vez percussora ao implantar o pagamento mobile nas operações on-street, em sintonia com os serviços já oferecidos nas principais capitais mundiais. E inovou no mercado brasileiro ao disponibilizar, nas operações off-street o sistema online de reserva antecipada de vagas, outra tendência mundial.
Pioneira no setor, a Estapar hoje é referência quando o assunto é o mercado de estacionamento e, por isso, entende que cabe a ela a vaga de apresentar as novas tecnologias e o futuro deste segmento. O CEO da Estapar, André Iasi, explica que os estacionamentos, com a corrente mudança na cultura dos meios de transporte, terão de realizar um papel diferente no futuro. “A Estapar detém o conhecimento e a tecnologia em suas operações para desempenhar a importante função de hubs de serviço para o desenvolvimento e melhoria da mobilidade urbana no país”.
Nos últimos anos, a Estapar estabeleceu seu processo de liderança na América Latina ao assumir operações de grande porte em concessões privadas e públicas nos maiores aeroportos e arenas esportivas do Brasil, além de liderar segmentos como hospitais, universidades, empreendimentos comerciais de alto padrão, shopping centers, entre outros.
E hoje, a Estapar inova mais uma vez, ao se posicionar como o Hub de Mobilidade Urbana. No dia em que a empresa comemora seus 37 anos de mercado, o CEO da companhia palestrou no evento da Startse, empresa que integra o mundo das startups e inovação no Brasil, o “Mobility Day”. A palestra teve como tema “O Hub de Mobilidade Urbana do Amanhã”.