Uma profissional que encontrou na Estapar a oportunidade que procurava em um ambiente de trabalho. Nossa gerente administrativa financeira da regional do Rio de Janeiro, Adriana Mendes, está há 26 anos conosco. A carioca é uma batalhadora nata e desde cedo buscou sua independência financeira.
Filha caçula de uma família de três irmãos, ela teve uma boa infância na Cidade Maravilhosa, apesar dos poucos recursos. 'Estudei em escolas públicas até o fundamental. No 2º grau, meu pai fez um esforço e fui para o particular', conta. E revela ter sido ótima aluna, principalmente em matemática, química e física.
Já naquela época vendia sanduíches naturais, brigadeiro e cuscuz para os colegas da turma. 'Me dava imenso prazer ser elogiada pelos meus quitutes. E, além disso, ganhava meu dinheirinho', diz orgulhosa.
Com dúvidas sobre qual carreira seguir, como qualquer adolescente, Adriana foi voluntária em uma ONG de crianças carentes, pensando em cursar psicologia. Chegou a passar na Universidade Federal Fluminense (UFF), mas a família não tinha condições de mantê-la já que o curso era integral. Foi então que optou por administração e entrou em 12º lugar na Faculdade Moraes Júnior (atual Mackenzie). 'Hoje, tenho certeza que fiz a escolha certa, pois utilizo muita psicologia na minha gestão e uso a matemática, que tanto gosto, no meu dia a dia', conta ela.
E o seu primeiro emprego veio no início da faculdade, quando conseguiu um estágio de contabilidade aos 17 anos. 'Foi onde conheci tudo sobre uma empresa, de folha de pagamento às despesas condominiais'. Focada, Adriana começou então a galgar novos desafios na carreira.
Em 1990, conseguiu vaga de Analista de O&M Jr em uma tradicional empresa do ramo de papelaria, com 30 filiais no Rio e Juiz de Fora (MG). Ficou no cargo até 1995, e no ano seguinte foi admitida pela Estapar, como compradora, atuando no controle de estoque e manutenção geral. 'Me identifiquei com a empresa, pois sempre gostei do correto e vi que aqui era assim que acontecia', conta a mãe do Victor, de 30 anos, e do Pedro, de 16, orgulhosa e bem casada desde os seus 21 anos de idade, com o companheiro que também atua na área administrativa. De lá pra cá, Adriana foi conquistando espaços, sempre contribuindo positivamente para o crescimento da empresa.
'Os desafios foram aceitos e conquistados, trabalhando com respeito e empatia, e conseguindo o apoio de todos que trabalham comigo. Entendo que o melhor é sempre aquilo que contribui de uma forma global, nunca individual', finaliza. Nós agradecemos imensamente todos esses anos de empenho e dedicação, Adriana. Obrigado por fazer parte do time Estapar!