Você já parou para pensar em como é o seu comportamento no trânsito todos os dias? Dominados pela pressa, muitas vezes motoristas e pedestres deixam a gentileza e a paciência de lado – e acabam transformando o trânsito em um ambiente hostil.
É o que mostra um estudo feito pela Preply, plataforma de aprendizado de idiomas, que investigou como os motoristas brasileiros se comunicam no trânsito. Situações de insulto e hostilidade ainda são uma realidade no cotidiano das ruas do país - com 46% dos brasileiros admitindo que usam palavrões ao dirigir.
A impaciência é uma triste marca do trânsito no país. De acordo com a pesquisa, 73,6% dos entrevistados no Brasil já presenciaram agressões verbais e 48,4% agressões físicas. Quatro em dez brasileiros responderam que já foram vítimas de agressão verbal e 8,4% de agressões físicas.
O estudo mostra também que São Paulo (36,2%), Rio de Janeiro (20%), Bahia (6,6%), Ceará (3,2%) e Pernambuco (3,2%) são os estados com pessoas com comportamento mais rude no trânsito. O levantamento, feito com base nas respostas dos entrevistados, também elegeu os estados brasileiros com pessoas mais gentis ao volante. São eles: Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (12,6%), Minas Gerais (10,8%), Paraná (10,8%) e Distrito Federal (9%). A pesquisa entrevistou 500 pessoas, de forma remota, através de um questionário.
Esses dados mostram que é preciso mudar o comportamento no trânsito. “Paz no trânsito começa com você” foi o tema da campanha do Maio Amarelo deste ano e foca justamente na necessidade de estimular um comportamento de paz seja dirigindo, pedalando ou andando nas cidades e nas estradas. Empresa Laço Amarelo, a Estapar tem como compromisso colaborar para um trânsito mais seguro - e mais gentil.