Maio Amarelo e a Paz no Trânsito | Estapar Estacionamentos

Maio Amarelo e a Paz no Trânsito

 

Estima-se que 1,3 milhão de pessoas morram todos os anos no mundo em acidentes de trânsito e o Brasil figura em rankings como um dos países com maior número de mortos e feridos, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).  

E depois de um período de queda, o aumento na mortalidade no trânsito nos últimos anos no Brasil volta a preocupar. O número de mortes passou de 32 em 2019 para 34 mil em 2022 - último ano com dados disponíveis no sistema do Ministério da Saúde, o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade). 

Refletir sobre o assunto e mudar essa realidade é um compromisso de todos, mas que começa também em um comportamento individual. Com o tema “Paz no Trânsito começa com você”, o Maio Amarelo neste ano convida a essa reflexão e transformação, pedindo a todos que coloquem a paz como um comportamento que deve se estender às ruas. O desafio é deixar muitas vezes a pressa de lado e ser um agente de mudança.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o Brasil é o terceiro colocado em mortes no trânsito, ficando atrás apenas de Índia e China. E o objetivo da entidade é que, até 2030, o planeta reduza ao menos à metade essa estatística. 

Movimento internacional, o Maio Amarelo nasceu justamente com o objetivo de mobilizar o poder público e a sociedade civil para um trânsito mais seguro e pacífico. Em maio de 2011, a ONU declarou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito e, desde então, todo mês de maio, o assunto volta à pauta. O amarelo foi escolhido justamente pela simbologia que tem no semáforo: é a cor do aviso, do momento de prestar atenção.


Mas a discussão sobre a segurança no trânsito não deve se restringir apenas a uma época do ano. Ela deve ser um compromisso de todos e cotidiano. A Estapar é uma empresa Laço Amarelo e tem como missão desenvolver não só soluções de mobilidade urbana, mas também divulgar informações relevantes e ajudar nesse movimento de conscientização por um trânsito mais seguro e que preserva vidas.