Presente em 60 países, a fabricante chinesa Great Wall Motors (GWM) quer fazer barulho no mercado brasileiro ao desembarcar por aqui no ano que vem. Com volume de vendas de quase 1,3 milhão de unidades no ano passado, a marca vai concentrar sua produção em Iracemápolis (SP), na antiga fábrica da Mercedes-Benz.
E as intenções da GWM não são modestas. A empresa pretende ser o equivalente a Tesla no nosso mercado e, para isso, aposta suas fichas num SUV médio híbrido plug-in, o Haval H6. O modelo conta com três motores, sendo um a combustão na dianteira e outros dois elétricos, um em cada eixo.
A tecnologia utilizada coloca os motores elétricos como prioridade na tração do SUV, deixando o motor a combustão como auxiliar somente em situações de maior esforço. Com isso, o Haval H6 promete consumo menor e chega às médias de 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada, em ciclo brasileiro (NBR).
Outra vantagem é o tamanho da bateria, de 34 kWh, com autonomia de até 170 km no modo elétrico, também em ciclo NBR. A marca anunciou ainda que, mais pra frente, vai produzir uma versão com 200 km de autonomia. E na agenda está também o lançamento de outros nove carros nos próximos três anos.
A montadora chinesa também revelou que já no início dos trabalhos no Brasil pretende contar com 50 lojas para vendas e serviços, espalhadas pelas principais cidades do país. A intenção é garantir uma cobertura nacional.
Por aqui, nossa rede de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, a Ecovagas, estará à disposição para os futuros proprietários da marca. E nosso app Zul+, um verdadeiro ecossistema de serviços para quem dirige, também!