O Brasil ainda figura entre os países com maior número de mortos e feridos em acidentes de trânsito – uma realidade que precisa e pode ser mudada. Uma pesquisa feita pela empresa Zignet em parceria com a Unicamp traçou um panorama do comportamento no trânsito no país, indicando em quais dias da semana os acidentes são mais frequentes.
O estudo aponta uma maior incidência de acidentes de trânsito no Brasil às sextas-feiras (16,7%), sábados (14%), e depois às segundas-feiras (14%). Em 2022, foram registrados 327.450 acidentes às sextas-feiras e 292.910 aos sábados.
Essa maior incidência pode ser explicada pelo fato de, justamente nesses dias, as pessoas saírem mais de casa, em especial para aproveitar festas ou programas noturnos, e muitos motoristas acabam misturando álcool e volante – mesmo não havendo níveis seguros da ingestão da substância ao dirigir. Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes de trânsito no Brasil matam mais de 34 mil pessoas por ano no país - e a combinação entre álcool e volante é responsável por parte desses números.
Já o dia com menos ocorrência de acidentes, de acordo com o estudo, é o domingo (11,1%) – dia da semana em que costuma haver um menor fluxo de carros nas ruas. O levantamento foi feito com base em dados do Detran, IBGE e de secretarias de trânsito, e levou em consideração acidentes entre 2022 e 2023.
Ainda de acordo com a pesquisa, o tipo mais comum de acidente de trânsito no Brasil é a colisão, com 16,9% dos casos. E o maior número de acidentes se concentra entre homens, na faixa etária dos 18 aos 39 anos. O estudo mostrou também um dado preocupante: houve um crescimento de 6,3% no número de acidentes em seis meses entre 2022 e 2023.
A prevenção aos acidentes de trânsito deve ser um compromisso de toda a sociedade. A Estapar é uma empresa Laço Amarelo, participando de um programa de responsabilidade social que salva vidas no trânsito, e tem como objetivo promover uma cultura de paz entre motoristas.