Além de oferecer alcance maior que a de um veículo a diesel com apenas uma recarga, solução promete ser mais segura contra incêndios
Uma bateria recarregável capaz de gerar quase 1.000 quilômetros de autonomia aos carros elétricos? Segundo a Innolith, uma startup suíça especializada em produzir bateria com tecnologia inorgânica, esta será uma realidade próxima.
De acordo com a startup, o desenvolvimento da primeira bateria recarregável de 1.000 Wh/Kg do mundo já está acontecendo e permitirá, aos carros elétricos, viagens mais longas com apenas uma recarga.
A autonomia prometida é de 600 milhas, ou aproximadamente 960 km. É mais do que uma picape movida a diesel.
Outra vantagem desta bateria está na segurança, segundo a empresa. Enquanto baterias tradicionais de carros elétricos utilizam eletrólito orgânico inflamável, a bateria de energia Innolith é a troca por um eletrólito inorgânico não inflamável, reduzindo assim o risco de o veículo pegar fogo.
Outro ponto forte é que a bateria de alta densidade não apenas tem o potencial de eliminar a ansiedade de alcance. Ela também reduz os custos associados à produção de baterias, pois não exige o uso do que a Innolith chama de “materiais exóticos e caros”.
Mas nem tudo são flores: embora conte com algumas vantagens, o tempo de recarga não será diferente do de um carro elétrico com uma bateria convencional.
A empresa antecipa que uma recarga completa exigirá que o veículo seja deixado ligado durante a noite.
A previsão para sua entrada no mercado é de três a cinco anos, se tudo seguir de acordo com os planos da empresa. Inicialmente, a bateria será comercializada na Alemanha, mesmo país onde está sendo fabricada.
A Innolith ainda diz que tem patentes pendentes para os pontos-chave da tecnologia e está mantendo a confidencialidade comercial sobre os detalhes do mecanismo, com a intenção de manter o controle de suprimentos químicos especiais sob quaisquer futuros acordos de licenciamento.
Fonte: Quatro Rodas
Tendência Estapar
A Estapar acredita em um mercado mais inovador e com soluções de mobilidade urbana e por isso, a companhia já conta com alguns estacionamentos com vagas verdes e que contém carregadores elétricos para facilitar a vida de motoristas.