A partir de 20 de maio, vamos dar início a um novo contrato de operação do estacionamento rotativo de Araraquara – que reúne 1.162 vagas. A novidade é a implementação da mais inovadora plataforma da Estapar – o aplicativo Zul+ - para pagamento da Área Azul Digital.
Já em operação em outras cidades, o app aceita pagamento e ativação com novas formas, como PIX, cartões de débito e crédito, boleto, Google e Apple Pay. Além disso, os usuários vão contar mais uma facilidade para ativação do sistema: Pontos de Venda Credenciados (comércio local) espalhados pela cidade.
Nesta etapa inicial de implantação do app Zul+ vamos realizar ampla campanha educativa visando orientar os usuários quanto às novidades do serviço. Os materiais serão veiculados em rádios, mídias sociais, jornais de grande circulação regional, outdoors, folders, entre outros meios de divulgação acessíveis à população.
“Ao administrar a rotatividade de vagas, o sistema permite que vários veículos possam ocupar uma mesma vaga ao longo do dia, democratizando, dessa forma, o uso do espaço público, além de impactar positivamente na gestão da mobilidade urbana da cidade e na experiência do motorista”, explica Beto Costa, Diretor On Street da Estapar.
Vaga Inteligente
A compra de créditos no atual aplicativo Vaga Inteligente só será permitida até o dia 20 de maio. Após essa data, os usuários só conseguirão ativar a Área Azul com o saldo disponível na carteira – ou, por meio do app Zul+, que já está disponível para download e substituirá em definitivo o Vaga Inteligente a partir de 5 de julho.
Ao longo desse período, todos os usuários deverão migrar para o novo aplicativo e, por meio dele, utilizar a Área Azul.
Prazos e critérios
A exemplo do que já ocorre atualmente, os usuários terão acesso a vagas de estacionamento rotativo pago por até duas horas (Área Azul) em uma mesma vaga. Já as vagas para motonetas e motocicletas serão gratuitas dentro das áreas demarcadas para esse tipo de veículo.
Também serão disponibilizadas vagas de estacionamento de curta duração (Zonas Brancas) em partes de vias em frente a hospitais, prontos-socorros, farmácias, correios e demais áreas sinalizadas para estacionamento gratuito, com uso obrigatório do “pisca alerta”, ativado no período de até 15 minutos.
Além das inovações quanto aos meios de pagamento e tecnologias presentes no novo contrato, a concessionária continuará operando os 54 parquímetros, já presentes nas ruas, que aceitam moedas e cartão recarregável.
Os custos das tarifas definidas por tempo de uso do estacionamento rotativo são os mesmos, conforme constam aqui
Com muito orgulho, seguimos cada vez mais fortes e felizes por contribuir com a democratização do espaço público e melhoria da mobilidade urbana do cidadão.