Desde carros autônomos até drones que ajudam a controlar o tráfego, a inteligência artificial é uma forte aliada para encontrar soluções de melhorias para a mobilidade urbana.
Na Ásia, já é possível fazer o gerenciamento inteligente do tráfego, controle de semáforos, monitoramento de câmeras e tudo que se encaixa no conceito de cidades inteligentes.
Em Dubai, os drones autônomos que levam passageiros já estão em teste e prometem desafogar parte do congestionamento, mas especialistas afirmam que essa realidade ainda está longe do Brasil. Já que em São Paulo, por exemplo, o trânsito aéreo já é preocupante. Para que drones dividam espaço com aeronaves e helicópteros as rotas precisam ser seriamente repensadas.
Em contrapartida, as metrópoles brasileiras já utilizam a tecnologia para monitorar o trânsito em tempo real por meio de aplicativo. Além disso, os tão sonhados carros autônomos estão mais perto do que nunca. De acordo com as montadoras a previsão para comercializar esses modelos já é 2020.
É o avanço tecnológico caminhando em parceria com a mobilidade.