O impacto da pandemia foi grande em diversas esferas da economia e alguns mercados sofreram mudanças incomuns. O de veículos usados, por exemplo, teve uma inversão em sua estrutura de oferta e demanda. Como consequência, o brasileiro vem observando uma valorização mês após mês neste segmento.
Um estudo feito pela KBB (multinacional do setor de avaliação de veículos) apontou que no Brasil houve inúmeras vendas de carros seminovos por preços acima do valor pago pelos proprietários nas concessionárias.
Esta curiosa situação tem origem no grande aumento dos valores e escassez de veículos zero. Os efeitos do lockdown, a paralisação de atividades e a falta de componentes para produção de novas unidades causaram o fechamento de fábricas e a saída de montadoras do nosso país. Com isso, a oferta dos zero km foi bastante afetada, mas a demanda não desacelerou na mesma proporção.
Outra razão para valorização dos veículos usados é o imediatismo para compra. Quem busca por carros neste momento quer uma negociação rápida, uma realidade impossível para as concessionárias que hoje levam até seis meses para entrega. Assim, compradores acabam pagando mais alto para ter um usado.
Diante deste cenário, ter um veículo usado hoje pode ter se tornado um bom negócio.