Independente do momento de mercado, todo começo de ano tem gente pensando em trocar de carro. Mas é o momento mais adequado? Na verdade não há regra, pois cada usuário segue uma lógica. Tem aqueles que esperam a quitação de um financiamento para partir para um veículo novo. Outros esperam a entrada dos modelos com últimos retoques de design nos estoques e miram na menor desvalorização futura. Cada um ao seu tempo.
Mas, valem algumas dicas! Fique atento às promoções, por exemplo. Várias concessionárias abrem o ano com carros do ano/modelo anterior em estoque. Essas unidades acabam ganhando incentivos diferenciados. A vantagem dessas promoções é sair de carro 0 km pagando um valor abaixo das tabelas vigentes. A desvantagem é que seu carro terá um valor de mercado com realidade no ano/modelo anterior.
Fato é que concessionárias e lojas precisam fazer seus estoques girarem e muitos oferecem benefícios extras. Como a instalação de algum acessório, IPVA pago ou tanque cheio. Ou até um bônus para você abastecer durante alguns meses. E o início do ano também tem a vantagem de ser uma época mais fria nas vendas. Se em dezembro as pessoas estão preocupadas com outros gastos, em janeiro elas precisam pagar as contas (IPVA e IPTU) e ainda arcar com gastos escolares.
Outra dica importante. Com a realidade das taxas de juros, comprar à vista é a melhor opção. Se isso não for possível, tente aumentar ao máximo o valor que dará de entrada. Isso representa pagar menos juros. Quando você financia a maior parte do veículo, talvez os benefícios acima acabem não representando tanto quando levamos em conta a taxa de juros. Preste atenção nas condições ofertadas pelas instituições financeiras e sempre busque a melhor taxa.
Quer saber quanto vale o seu carro ? Clique abaixo no banner.