A implementação da quinta geração de internet móvel, o 5G, começou no nosso país. A nova tecnologia já está disponível em 14 grandes cidades - entre elas São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador - e também no Distrito Federal. A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que até 27 de novembro todas as capitais estejam contempladas.
E você sabia que a chegada do 5G abre inúmeras possibilidades para o ecossistema da mobilidade urbana? Isso porque a nova banda aumenta bastante a velocidade de transferência de dados e também a capacidade da rede, que suporta muito mais aparelhos móveis por quilômetro quadrado. E a aplicação dessa inovação no deslocamento de pessoas é ampla e gera muita expectativa.
Quando a maior parte do nosso país for abrangido - o que deve ocorrer em até seis anos -, novas soluções poderão se tornar uma realidade, como carros autônomos e compartilhados, transporte público inteligente e estradas muito mais seguras. E isso vai gerar um grande alívio ao nosso carregado trânsito, um dos mais violentos do mundo, já que a infraestrutura viária tende a melhorar com uma coleta de dados mais eficiente e em tempo real.
Outro ponto de destaque é que o 5G vai proporcionar um grande ganho em eficiência energética, já que os veículos capacitados com inteligência artificial poderão utilizar os dados para melhorar a performance na hora de rodar. Isso vai impulsionar especificamente a venda de carros elétricos e híbridos no nosso país, mercado que já vem crescendo e acaba de alcançar a marca de 100 mil veículos em circulação.
E nossa rede de recarga para veículos elétricos, a Ecovagas, criada em 2020 junto com a Enel X, já está se preparando para atender todo esse novo e próspero mercado. Já implantamos cerca de 200 pontos de carregamento em 106 locais de 12 estados brasileiros. E, em breve, esse número deve chegar a 1 mil, fruto da união da Ecovagas com a Zletric.
Os desafios são muitos, mas acreditamos que com planejamento e ações coordenadas entre o poder público, organizações e empresas, a tecnologia 5G possa realmente fazer com que trilhemos um novo caminho na área da mobilidade urbana. Um caminho que une tecnologia e inovação rumo ao desenvolvimento sustentável.