Já imaginou carregar 80% da bateria do seu veículo elétrico em apenas 10 minutos e contar com uma autonomia de até 1 mil km? Pois é isso que promete o novo dispositivo fabricado pela chinesa CATL e que já está na mira de montadoras gigantes como a BMW, a Tesla e a Volkswagen.
Batizada de Qilin, em referência à criatura da mitologia chinesa que simboliza bons presságios, a nova bateria inova no quesito densidade energética, que chega a 255 Wh/kg. Para comparação, nos sistemas atuais a densidade chega perto dos 200 Wh/kg. Quanto maior é a densidade, maior é a autonomia disponível.
Além disso, a Qilin promete redução no tempo de recarga de veículos elétricos. Assim, para repor a bateria de 10% a 80%, bastam 10 minutos plugada. Esse aumento é possível graças ao novo sistema de resfriamento de células. Segundo a CATL, a área de troca de calor é até quatro vezes mais potente que os produtos atuais.
E para quem pensa que a novidade deve demorar para sair do papel, a CATL anunciou que a nova bateria deve equipar os primeiros veículos já a partir de 2023. A Zeekr, divisão de carros elétricos da Geely - empresa chinesa que é dona da Volvo - terá a Qilin no modelo 009. Ele deve chegar às lojas no primeiro trimestre.
Outro acordo fechado foi com a Seres, fabricante chinesa de carros elétricos. A empresa pretende utilizar a Qilin em sua divisão de veículos premium, a Aito.
Desde 2020, junto com a Enel X, estamos no mercado da eletromobilidade com a Ecovagas, primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública do Brasil. Já são 200 pontos em todo o país e, com a recente união com a Zletric, a expectativa é que estejam disponíveis cerca de mil pontos até o final de 2023.