VW investe em caminhões e ônibus elétricos | Estapar Estacionamentos

VW investe em caminhões e ônibus elétricos

Única montadora do país com produção de veículos elétricos em larga escala, a Volkswagen quer revolucionar o mercado de caminhões e ônibus no Brasil. Numa 'jornada pela descarbonização', a empresa vem investindo no modelo VW e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido por aqui. E já está testando seu primeiro chassi elétrico para o transporte de passageiros.

 

Lançados há quase dois anos no mercado, os caminhões elétricos da Volkswagen são destaque por sua versatilidade para o segmento urbano: o e-Delivery é o caminhão elétrico com mais variantes de aplicações para o Brasil. De norte a sul, pode ser encontrado com mais de dez implementos diferentes.

 

De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o caminhão elétrico da VW prova a versatilidade que é marca registrada dos modelos da marca. O veículo já está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico.

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com duas fábricas e um conceito revolucionário de produção, fatores decisivos para seu sucesso. A principal unidade produtiva fica em Resende - a 150 Km da cidade do Rio de Janeiro -, que entrou para a história da indústria automobilística mundial ao introduzir um conceito moderno de gestão nas relações entre fabricante e seus principais fornecedores: o Consórcio Modular.

 

Neste sistema de produção, os fornecedores dividem com a empresa a responsabilidade pela montagem dos veículos. As principais vantagens são aumento da produtividade e dos níveis de qualidade e redução dos custos. As empresas parceiras são Maxion (chassi e rodas), Meritor (eixos), Suspensys (suspensões pneumáticas), Carese (pintura), Aethra (armação da cabine), Powertrain (motor), Kroschu (acabamento da cabine) e Moura (baterias).

 

Para acompanhar toda essa evolução do mercado de elétricos, temos a Zletric entregando energia para qualquer tipo de recarga - em casa, na cidade ou na estrada. São mais de 600 carregadores, em 15 estados, além da maior rede privada de carregadores rápidos em funcionamento, com nove unidades nos estados de SP, SC e RS.